TANTOS NATAIS



Gosto do Natal.

Mas, a cada ano que passa ele vai ficando diferente.

Sinto que algo ficou para trás porque pessoas amadas partiram, se foram e deixaram saudade.

Tenho saudade de ver minha mãe preparando a casa: engomava as toalhas de crochê, montava o presépio a árvore (com floquinhos de algodão para imitar a neve) e na casa reinava o cheiro do pinheiro e dos panetones que ela fazia.

Tenho saudade de ver minha avó sair para comprar presentes para toda a família - saia com a lista e seus olhos brilhavam ao escolher pijaminhas para as crianças - já tinha virado costume a criançada dormir de pijama novo dado pela Vovó Chica.

Tenho saudade de ver meus pais saindo para comprar os presentes da lista que meu irmão e eu fazíamos; ele, até com sacrifício, gastava todo seu abono (o antigo 13° salário) com nossos presentes. Mesmo não acreditando mais em Papai Noel, mas meu irmão sim, eu ficava feliz. Sabia que o "meu Papai Noel", meu pai, era bem melhor que Papai Noel.

Tenho saudade de ouvir meu tio Didi contando a história do Menino Jesus, nos alertando que Natal é aniversário de Jesus, aquele que tanto nos amou e nos ensinou a amar ao próximo como a nós mesmos.

Tenho saudade dos Natais de meus filhos pequenos que, junto com as filhas de meu irmão faziam a maior bagunça quando recebiam os presentes.

Tenho saudade do que sentia minha criança...

Agora os Natais perderam um pouco, ou muito daquela inocência mas, continuará sendo, sempre, Natal.

Apesar da saudade de tantos Natais felizes, agora os meus estão diferentes - os filhos já são adultos mas tenho minhas lindas netas... que pena... já não acreditam em Papai Noel, estão crescendo...

É bom ter saudade - e saudade a gente só tem dos momentos felizes e, momentos, horas, anos felizes tenho muitos guardados no coração e nas lembranças. 

Que este também deixe saudades...

(Mima Badan)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quer saber?

O VENTO