UMA PESSOA ESPECIAL



Algumas pessoas passam por nossa vida durante muito tempo e, quando se vão... vão embora, não só de nossa vida mas também de nossas lembranças. Não deixaram marcas...

Outras pessoas passa por nossa vida durante um tempo menor e, quando se vão... não vão embora de nossas lembranças. Deixaram marcas...

Logo que me casei fui morar em Porto Alegre e lá conheci uma pessoa especial. Seu nome: Maria. Era uma mulata gorda, de sorriso fácil, bochechas rosadas e olhar doce.

Era uma lavadeira que todas as sextas-feiras ia até minha casa para pegar uma trouxa de roupas sujas e trazer outras que ela havia lavado, passado e engomado. Junto com as roupas e seu sorriso vinha também um buquê de flores que ela colhia em seu jardim.

Assim que Dona Maria chegava a casa ficava mais bonita, não só por causa das flores que ela trazia, mas por causa dela, de sua presença, da energia gostosa que emanava...

Ela tinha muita pena de mim... dizia que era difícil para uma moça nova como eu viver longe da família, ainda mais com duas crianças pequenas...

Ficava na minha casa o resto da tarde preparando quitutes para meu final de semana: deixava pronto molho para a macarronada, uma carne assada e uma sobremesa. E, o que eu mais gostava era uma torta de coco queimado recheada com ameixa e coberta com doce de ovos moles - u'a maravilha!

Só depois que tudo estava pronto, a cozinha devidamente limpa é que ela ia embora. E, para isso tudo não queria pagamento, a não ser pelas roupas. Dizia que ela agrado para uma amiga querida.

Hoje, passados mais de 40 anos, Dona Maria está sempre na minha lembrança como alguém querido que passou por minha vida, deixou marcas e me fez feliz.

Saudades, Dona Maria!

(Mima Badan)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quer saber?

O VENTO