A CHEGADA DE DUAS BRASILEIRINHAS

Célia está grávida. Está feliz.
Maria está grávida. Está preocupada.

Célia faz exames, compra enxoval.
Maria não consegue fazer os exames - não tem médico no posto. Enxoval? Vai aproveitar algumas roupinhas dos outros filhos.

O marido de Célia está feliz com a gravidez de sua mulher. Está tranquilo - tem plano de saúde, apartamento grande e logo o quarto do bebê estará pronto.

O marido de Maria está feliz com a gravidez de sua mulher. Está preocupado - o barraco é pequeno e não imagina como vão acomodar o bebê.

O primeiro filho de Célia está enciumado com a chegada de um irmão.
Os outros filhos de Maria já se habituaram com a chegada de mais um irmão.

Célia fica sabendo que terá uma menina - ela se chamará Mariana.
Maria não sabe, mas ela também terá uma menina.

É hora de as meninas chegarem ao mundo!

Célia, acompanhada do marido, da mãe, da irmã e da sogra seguem para o hospital.
Célia é calmamente acomodada em um apartamento, o médico a examina - está tudo muito bem! Mariana chega linda, forte, tem cara de mulher valente!

Maria, sozinha, vai de ônibus para o hospital. Mas, não há vaga... Outro ônibus, outro hospital, e ainda não consegue vaga. Volta para sua casa e lá mesmo, ajudada por um filho, chega Celina, sua filha. É linda, forte, tem cara de mulher valente!

Mariana está recebendo da vida todas as facilidades para seguir na vida despreocupada, tranquila, podendo estudar, praticar esporte, se alimentar, ter uma profissão.

Celina está recebendo da vida apenas o amor, o carinho e o incentivo de seus pais. Não terá uma vida despreocupada, tranquila. Talvez não consiga estudar. Praticar esporte? Dificilmente. E, a alimentação será a possível, não a suficiente. Mas, uma profissão ela certamente terá!

Maria, Célia - duas brasileiras. Sonhos iguais: a saúde e a felicidade dos filhos. Realizações diferentes.

Celina, Mariana - duas brasileirinhas. Quais serão seus sonhos? Conseguirão realizá-los? Serão felizes?

Celina, Mariana - duas crianças. Oportunidades tão diferentes para meninas que nasceram no mesmo dia, na mesma cidade, no mesmo país chamado Brasil.

Célia não conhece a vida de Maria, desconhece suas necessidades, seus sonhos.

Maria não conhece a vida de Célia, mas sabe que mulheres como ela têm como suprir suas necessidades e realizar seus sonhos.

Mas, no apartamento luxuoso ou no barraco, as duas - Célia e Maria - têm diante de si a missão de transformar duas meninazinhas em mulheres capazes de transformar o mundo e, se possível, fazer com que, futuramente, Marias e Célias tenham, no Brasil, as mesmas oportunidades na vida, no estudo, no trabalho.

Enquanto isso, as meninas seguirão aproveitando a infância. Mariana com suas lindas bonecas e outros tantos brinquedos. Celina com seu gatinho, seu cachorrinho, que são seus brinquedos de verdade, e muitos irmãos para amar.

(Mima Badan)

http://www.slideshare.net/mimabadan/a-chegada-de-duas-brasileirinhas-mima-badan

Comentários

  1. Mima,

    Administrar um blog já não é fácil, agora dois...
    Muito sucesso e
    Vida Longa ao RECANTO DE PALAVRAS.
    Beijos*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quer saber?

O VENTO